PADRÃO DE DESLOCAMENTO DE JOGADORES DE TÊNIS EM SITUAÇÕES DE BREAK POINT E GAME POINTS

  • : FERNANDO HENRIQUE CATUSSO VALLE¹, GUILHERME PAGANOTTI¹, BRUNO LUIZ SOUZA BEDO2, PAULO ROBERTO PEREIRA SANTIAGO¹.
  • : 1: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – EEFERP/USP (Ribeirão Preto – São Paulo),2:Programa de Pós-Graduação em Reabilitação de Desempenho Funcional – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP/USP (Ribeirão Preto – São Paulo).
  • : Introdução: O tênis é caracterizado como um esporte dinâmico, na qual seus praticantes apresentam particularidades na maneira de se portar durante a partida, que variam desde o seu padrão de deslocamentoaté as tomadas de decisão durante o decorrer do jogo. Até o presente momento, poucos estudos analisaram o padrão de deslocamento do atleta em situações de “pontos comuns” (PC) e situações de pontos decisivos que são os breaks points e games points (PD). Objetivo: Comparar a movimentação realizada por jogadores de tênis em situações de PC com PD. Materiais e métodos: Foram rastreados 20 jogadores por meio de vídeos obtidos do site oficial da ATP do torneio de Challenger de Irving, 2017 (TEXAS, EUA). Foi utilizado o software Dvideow para obtenção das variáveis cinemáticas bidimensionaisde cada jogador. Foram criados códigos em ambiente Matlab para o cálculo das variáveis: distância média percorrida (DM), velocidade média (VM) e velocidade máxima (VMAX), para as situações PC e PD. Foi utilizado um Teste T pareado para comparação das variáveis obtidas nas duas situações estudadas. Resultados: Não foram verificadas diferenças entre PC e PD para as variáveis DM (PC = 9,82 m e PD = 9,37 m; T(0,0519) = 1,136; p = 0,27) eVMAX (PC = 9,99km/h;e PD = 9,75km/h; T(0,0519) = 1,513; p = 0, 147). Entretanto, os valores de VM nas situações de PC foram maiores em comparação as situações de PD (PC = 5,34km/h; PD = 5,18km/h; T(0,0519) = 2, 261;p = 0,036). Conclusão: No torneio analisado, verificou-se que nas situações de PC os jogadores apresentaram maior valores de VM quando comparado com as situações de PD. Palavras-chave: Cinemática; Tênis; Rastreamento Computacional.
  • : biomecânica_do_esporte
  • : Fernando.valle@usp.br